Rio Geológico – Uma Parceria entre o Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ) e a Escola Municipal Nelson Prudêncio para a Criação de um Georroteiro no Bairro da Ilha do Governador – Rio de Janeiro
Este projeto tem como objetivo a produção de um roteiro científico, turístico e educacional, com sinalização permanente de pontos de interesse geológico, no bairro da Ilha do Governador, Rio de Janeiro, através de uma ação conjunta entre pesquisadores, alunos e técnicos da UFRJ, e professores e alunos da EM Nelson Prudêncio.
O projeto contou com cursos para os professores da rede pública de ensino, visitas à unidade escolar e ao Museu da Geodiversidade, pesquisas e saídas de campo nos sub-bairros da Ilha do Governador realizadas pela equipe do MGeo, e estudantes e docentes da unidade escolar parceira.
Todas as etapas foram pensadas e executadas conjuntamente entre docentes, técnicos e discentes do Museu e uma equipe formada por 1 (uma) professora da escola Nelson Prudêncio e 4 (quatro) alunas do Ensino Fundamental II que foram bolsistas do projeto. Assim, foi possível promover a aproximação e troca de experiência entre os dois grupos.
Foram mapeados na Ilha do Governador os seguintes pontos: Praia da Bica, Pedra da Onça e Manguezal do Jequiá. Cada ponto recebeu uma placa com informações geológicas e culturais. A escola Nelson Prudêncio recebeu também uma Sala da Geodiversidade, na qual minerais, rochas, amostras de água e areia das praias dos sub-bairros da Ilha do Governador podem ser estudados e analisados permanentemente através de equipamentos como microscópio e medidor para análise de água.
O financiamento da ação foi realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com parceria da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME-RJ) e da Unisuam, que colaborou na execução das placas de sinalização.
CARTÕES DIDÁTICOS
PAINÉIS INTERPRETATIVOS
VÍDEOS DE ENTREVISTAS
FOTOS