Geociências – Substantivo Feminino: Meninas Geocientistas de São Francisco de Itabapoana
Este projeto visa ao compartilhamento do conhecimento existente no meio acadêmico com as professoras e estudantes do município de São Francisco de Itabapoana de forma a ampliar o conhecimento da região e, ao mesmo tempo, desenvolver projetos educativos e de divulgação científica nas escolas com a devida divulgação para a população local.
Por fazer parte do edital da FAPERJ, que visa apoiar a participação feminina em áreas em que tradicionalmente a presença masculina ocorre com mais frequência, a equipe executora do projeto é formada exclusivamente por mulheres.
Ele conta com a participação de pesquisadoras da UFRJ e UENF, apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana e de professores e estudantes de cinco escolas municipais e uma escola estadual.
Na equipe há também 23 bolsistas: 3 (três) de Iniciação Científica (IC) para alunas da graduação, 15 (quinze) de Pré-iniciação Científica (Jovens Talentos – JT) para alunas do Ensino Fundamental e 5 (cinco) de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) nível 4 para professoras das escolas públicas envolvidas no projeto.
O município de São Francisco de Itabapoana foi o local escolhido por fazer parte do território do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ (GpCL-RJ) e possuir uma rica geodiversidade em termos de rochas, solos, paisagens e variedade de corpos d’água.
Cada uma dessas unidades geológicas desenvolveu, ao longo de sua evolução geomorfológica, relevos típicos e redes de drenagem características que merecem ser devidamente conhecidas e estudadas pelos seus moradores.
Para tal, estão sendo realizados cursos para professores e estudantes do município, bem como desenvolvidas ações, oficinas e atividades de campo nas áreas de: recursos hídricos superficiais e subterrâneos; mineralogia das areias de praias e cordões litorâneos; micropaleontologia; recursos minerais; uso e ocupação das terras por meio de sensoriamento remoto e geoprocessamento; geologia de engenharia; levantamento da geodiversidade municipal, entre outros.
As bolsistas receberam, ainda, uma coleção didática de rochas e minerais, além de ter sido doada para a Secretaria de Educação e Cultura do município uma coleção ampliada com amostras de minerais, rochas e equipamentos, como microscópio e medidor para análise de água e de outros tipos de amostras. Em adição a esses itens, foi entregue, dentro do regime de concessão temporária, uma coleção com amostras de fósseis para fins de pesquisa, ensino e extensão.
Os resultados esperados englobam, além do conhecimento adquirido e compartilhado, a realização de uma Feira de Geociências, que se espera tornar-se a primeira de uma série, e da criação de uma Geopédia, pelas participantes, sobre o município.
Toda esta ação recebe o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), sem o qual seria inviável realizar um projeto de tamanho alcance numérico e geográfico.