COLCHA DE FÓSSEIS
Desenhar favorece as habilidades motoras e desenvolve a noção espacial. A proposta da colcha de fósseis do Museu da Geodiversidade é justamente agregar os benefícios do desenho à popularização de conceitos e elementos da Geodiversidade. Nesta colcha feita de lona, estão dispostos diversos desenhos de animais referentes à Geodiversidade (dinossauros, répteis, etc.). Sua dinâmica consiste em que os participantes desenhem as formas dos animais que estão na colcha, utilizando canetinha, giz de cera e papel vegetal.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – DOM PLÁSTICO
Esta contação é inspirada no conto “Dom Plástico” que faz parte do livro “Contos da Dona Terra”. A atividade é recomendada para crianças de até 10 anos e também para pessoas com deficiência porque possui alguns recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, elementos táteis, etc.
JOGO DA MEMÓRIA – SISTEMA SOLAR
Neste Jogo da Memória usamos as características dos planetas e do Sol para personificar esses elementos. O participante não irá associar apenas imagens. As cartas são divididas em dois conjuntos que se inter-relacionam: as imagens de cada planeta e do Sol se associam às cartas textuais que trazem curiosidades sobre cada elemento.
NAS PISTAS DO VULCÃO
Nesta atividade os participantes exploram amostras de rochas vulcânicas para deduzir onde essas rochas se formaram, buscando entender os processos e estrutura que os definem. “Nas Pistas do Vulcão” é dividida em três fases: a primeira é a formação de grupos para distribuição de fichas contendo pistas que descrevem uma amostra. Na segunda fase, os participantes devem analisar as amostras disponíveis e localizar as correlatas às suas pistas, posteriormente apresentando para os demais grupos as suas interpretações e escolhas. Por fim, na última fase, é apresentado um painel com a estrutura de um vulcão no qual o grupo irá localizar com ajuda do mediador o ponto de origem de cada amostra e os indícios para tal.
PINTURAs RUPESTREs
A característica principal e diferencial do ser humano em relação aos demais seres vivos é pensar. E o pensamento depende intrinsecamente da comunicação. Por isso, destacamos essa habilidade essencial do ser humano nesta nossa atividade educativa sobre os primeiros registros de comunicação e expressão artística da humanidade. A ação é realizada em três etapas: conversa sobre o que são as pinturas rupestres, identificação de onde podemos encontrá-las no Brasil e produção de memes, quadrinhos ou outras formas comunicativas a partir das imagens rupestres.
QUE HORAS TEM-PO?
Esta atividade tem como objetivo demonstrar como a formação do planeta Terra teria ocorrido, caso ela acontecesse num período de 24 horas (1 dia), apresentando alguns dos principais eventos que estão relacionados com a construção do planeta. Para isso, é utilizado um tabuleiro que possui um caminho dividido em 24 partes, representando as horas. Os eventos escolhidos para a atividade estão representados em 18 cartas ilustradas. A atividade consiste em que os participantes escolham em qual período determinado episódio teria acontecido, com o objetivo de que estes eventos sejam organizados em ordem cronológica. Para isso, é necessário que a escolha do período seja de comum acordo entre todos os participantes, provocando a realização de um debate entre eles para a decisão do local no qual a carta deve ser colocada. Em seu verso, a carta tem uma identificação para informar aos participantes qual o tempo geológico e a hora aproximada (caso ocorresse tal evento em um dia, 24 horas), de forma que se possa conferir se foi correta ou não a inserção da mesma no tabuleiro.
ROTEIRO DE VISITA – EDUCAÇÃO INFANTIL
Um fantoche de dinossauro que sai de um livro e conta a história do nosso planeta é o inusitado mediador desta visita elaborada para o público da primeira infância. Acompanhado por outros mediadores, ele vai mostrando como a Terra se formou por meio de objetos concretos e acessíveis ao toque que representam o acervo da exposição. Assim, nossos pequenos visitantes conseguem se aproximar dos conceitos de Geociências de uma forma lúdica e sensorial.